Proposta do ensino de lógica de programação por meio de uma ferramenta automatizada e colaborativa

Meus amigos,

Posto aqui o trabalho de conclusão do curso de Bacharel em Ciências da Computação feito em conjunto com os meus colegas: Ana Schade, Talita Lima, Gustavo Lima e Luisa Asevedo por meio da orientação da professora Andréia Machion.

Basicamente o trabalho tinha o propósito de solucionar uma dificuldade para alunos que ingressam nesta área: a aprendizagem da lógica de programação. Muitas vezes o que ocorre é o ensino da lógica de programação através do uso de linguagens de programação, frenquentemente a linguagem C.  Não pode se dizer que isto é errado,  porém também não é o mais adequado.  A dificuldade em se entender a sintaxe de uma linguagem pode desmotivar os alunos iniciantes que podem pensar “Eu não sirvo para isso”, porém o foco é outro: a lógica de programação.

Desta forma, o projeto de TCC objetivou a construção de um sistema que através de ferramentas colaborativas proporcionassem um apoio aos novos alunos para o desenvolvimento de sua lógica de programação. Entre os módulos de apoio do aplicativo proposto destacavam-se: Módulos de ajuda interativos sobre conceitos de lógica de programação, fluxograma e etc, a construção da lógica através de uma ferramenta padronizada: o fluxograma, o teste de mesa que permitia verificar se a lógica montada estava correta e por fim,  a geração do código fonte por meio da lógica montada no fluxograma que permitia ao aluno verificar: “Sim, eu tenho a lógica de programação, falta apenas eu enteder este negócio de <>, if, include, desse mundo louco que é o C”. A sintaxe se aprende com o tempo, com manuais, através de pesquisas na internet. Mas a lógica, esta sim se desenvolve!

Obs: Estou postando apenas a documentação do trabalho, o código fonte não..

Link: https://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/05/segunda_entrega_tcc_0812.doc

5 comments

  1. Penso de forma diferente. Nao que vcs estejam errados, muito pelo contrario (assim como vcs pode pensar que eu é que estou errado), mas fui aluno do curso tec. do Paula Souza, unidade Prof. Basilides de Godoy, antes da implementação do plano de expansão das ETECs, ou seja: quando tinha professores bons em escolas boas, nao a bagunça que está hoje, pois o nível caiu muito.

    Eu percebi que o desafio nao está na logica ou na liguagem, pois de fato, isto é prática, convivencia, mas na verdade em fazer as pessoas entenderem como as instruçoes devem ser passadas, na forma que ela deve traduzir seu raciocinio logico para o computador.

    Na minha turma por exemplo, o problema era mostrar para as pessoas, como dar as ordens passo a passo e o porque daquilo.

    Para nós, foi imposto o Pascal e o C de uma vez. Hoje em dia, estao empurrando o Java de uma vez.

    É claro que as instituiçoes de ensino devem levar o aluno para as tendencias do mercado, mostrar o caminho, mas acho primordial, ter uma base mais aprofundada, nas linguagens mais rusticas.

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    1. Diogo, Muito boa a sua opinião!

      Entendo que a mesma não é contrária a proposta e sim complementar a esta. Na verdade, o aplicativo proposto não faz sentido caso não tenhamos professores que orientem e expliquem como dividir o objetivo em passos lógicos e porque aquele passo “x” deve ser realizado.

      Espero que tenha gostado do blog e que o visite novamente!

      Robson Ramos

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  2. Olá, Haveria possibilidade de conseguir uma cópia deste projeto para utilização com uma turma a título de pesquisa? Sou professor e gostaria de manter contato.
    Um abraço.

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    1. Sr. Ailton,

      Por mim tudo bem. O trabalho em questão foi feito como TCC do curso de Ciências da Computação e apresentado no final de 2008. Por isso, estou tentando entrar em contato com outros integrantes do grupo para verificar se todos estão de acordo. Te mantenho informado.

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