Proposta do ensino de lógica de programação por meio de uma ferramenta automatizada e colaborativa

Meus amigos,

Posto aqui o trabalho de conclusão do curso de Bacharel em Ciências da Computação feito em conjunto com os meus colegas: Ana Schade, Talita Lima, Gustavo Lima e Luisa Asevedo por meio da orientação da professora Andréia Machion.

Basicamente o trabalho tinha o propósito de solucionar uma dificuldade para alunos que ingressam nesta área: a aprendizagem da lógica de programação. Muitas vezes o que ocorre é o ensino da lógica de programação através do uso de linguagens de programação, frenquentemente a linguagem C.  Não pode se dizer que isto é errado,  porém também não é o mais adequado.  A dificuldade em se entender a sintaxe de uma linguagem pode desmotivar os alunos iniciantes que podem pensar “Eu não sirvo para isso”, porém o foco é outro: a lógica de programação.

Desta forma, o projeto de TCC objetivou a construção de um sistema que através de ferramentas colaborativas proporcionassem um apoio aos novos alunos para o desenvolvimento de sua lógica de programação. Entre os módulos de apoio do aplicativo proposto destacavam-se: Módulos de ajuda interativos sobre conceitos de lógica de programação, fluxograma e etc, a construção da lógica através de uma ferramenta padronizada: o fluxograma, o teste de mesa que permitia verificar se a lógica montada estava correta e por fim,  a geração do código fonte por meio da lógica montada no fluxograma que permitia ao aluno verificar: “Sim, eu tenho a lógica de programação, falta apenas eu enteder este negócio de <>, if, include, desse mundo louco que é o C”. A sintaxe se aprende com o tempo, com manuais, através de pesquisas na internet. Mas a lógica, esta sim se desenvolve!

Obs: Estou postando apenas a documentação do trabalho, o código fonte não..

Link: https://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/05/segunda_entrega_tcc_0812.doc

5 comments

  1. Penso de forma diferente. Nao que vcs estejam errados, muito pelo contrario (assim como vcs pode pensar que eu é que estou errado), mas fui aluno do curso tec. do Paula Souza, unidade Prof. Basilides de Godoy, antes da implementação do plano de expansão das ETECs, ou seja: quando tinha professores bons em escolas boas, nao a bagunça que está hoje, pois o nível caiu muito.

    Eu percebi que o desafio nao está na logica ou na liguagem, pois de fato, isto é prática, convivencia, mas na verdade em fazer as pessoas entenderem como as instruçoes devem ser passadas, na forma que ela deve traduzir seu raciocinio logico para o computador.

    Na minha turma por exemplo, o problema era mostrar para as pessoas, como dar as ordens passo a passo e o porque daquilo.

    Para nós, foi imposto o Pascal e o C de uma vez. Hoje em dia, estao empurrando o Java de uma vez.

    É claro que as instituiçoes de ensino devem levar o aluno para as tendencias do mercado, mostrar o caminho, mas acho primordial, ter uma base mais aprofundada, nas linguagens mais rusticas.

    Gostar

    1. Diogo, Muito boa a sua opinião!

      Entendo que a mesma não é contrária a proposta e sim complementar a esta. Na verdade, o aplicativo proposto não faz sentido caso não tenhamos professores que orientem e expliquem como dividir o objetivo em passos lógicos e porque aquele passo “x” deve ser realizado.

      Espero que tenha gostado do blog e que o visite novamente!

      Robson Ramos

      Gostar

  2. Olá, Haveria possibilidade de conseguir uma cópia deste projeto para utilização com uma turma a título de pesquisa? Sou professor e gostaria de manter contato.
    Um abraço.

    Gostar

    1. Sr. Ailton,

      Por mim tudo bem. O trabalho em questão foi feito como TCC do curso de Ciências da Computação e apresentado no final de 2008. Por isso, estou tentando entrar em contato com outros integrantes do grupo para verificar se todos estão de acordo. Te mantenho informado.

      Gostar

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s