Concorrência desleal?

isso-ai-650x285Estamos acompanhando nas últimas semanas uma discussão aqui no Brasil por meio da imprensa envolvendo operadoras de tv a cabo e de telecomunicações contra dois serviços populares como o Netflix e o Whatsapp. O pivô dessa discussão: a insinuação por parte das operadoras de concorrência desleal por parte dos serviços citados.


Não irei entrar no mérito aqui sobre se esses serviços estão ou não regularizados ou mesmo se estão pagando todos os impostos devidos em comparação aos seus concorrentes, as tradicionais operadoras, mas sim a motivação por trás dessa manifestação. Será que a questão não seria o diferencial competitivo que as empresas Netflix e Facebook (Whatsapp) apresentam e que ameaçam o mercado e estabilidade desses tradicionais serviços?

A Netflix anunciou recentemente o tamanho da sua base de clientes aqui no Brasil. Fazendo-se uma conta simples baseado no valor mensal da assinatura seu faturamento já pode estar, só aqui, em 500 milhões de reais. Número maior de redes como Bandeirantes e Rede Tv . Em relação ao Whatsapp o Facebook já procura novos planos para rentabilizar uma base de clientes de mais de meio bilhão. O que explica todo esse sucesso? Serviços de qualidade, que atendem a necessidade das pessoas e que são oferecidos a um preço acessível.

A estratégia de ataque das operadoras no Brasil parece objetivar somente o aumento do custo e o eventual repasse dos custos aos consumidores finais. Na minha opinião ela não é correta. Estão esquecendo de um detalhe fundamental: o cliente. Se querem realmente mudar o curso na disputa com esses serviços as operadoras deverão planejar, pesquisar e implementar estratégias para fidelização ou mesmo a conquista de novos clientes. Não acho que o aumento de custos do Netflix e do Whatsapp tenham algum tipo de impacto significativo para eles pois muitos irão permanecer por outros dois fatores que tornam eles únicos no mercado: a qualidade e o atendimento aos nossos desejos. O sentimento ainda será de um preço justo.

Qual a opinião de vocês sobre o tema? Comentem e até o próximo post.

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s