Quebrando barreiras culturais com a Google

Já há muito tempo a Google faz jus não apenas a expressão Gigante das buscas. Sistemas Operacionais, smartphones, óculos inteligentes, serviços oferecidos na nuvem, e até carros inteligentes (que apesar de alguns incidentes, tem muito que oferecer) são alguns dos outros serviços e produtos. Neste post vamos falar sobre um grupo destes serviços e produtos que permite não apenas a aproximação das pessoas, mas que promovem também uma integração global entre os povos.

1. Google Earth

Em junho de 2015, o Google Earth completou 10 anos. Em comemoração a data foi lançada um novo serviço: o Voyager. O Voyager permite explorar de forma virtual os lugares mais conhecidos em todo o mundo de 5 formas diferentes: pelo Street View, Earth View, 3D Cities, Satellite Imagery Updates e Highlight Tour.  Pelo Street View é possível ver alguns lugares como a Torre Eiffel e praias de Fernando de Noronha em imagens panorâmicas; com o Earth View esses mesmos lugares com uma visão espacial; o 3D Cities, por sua vez, permite uma imersão em 3D por várias cidades do mundo; o Satellite Imagery Updates fornece as imagens de satélite das últimas atualizações adicionadas ao Google Earth e por último, mas não menos interessante, o Highlight Tour. Com ele o Google permite as pessoas um verdadeiro passeio virtual por alguns dos lugares mais famosos do mundo como o Cristo Redentor, Monte Fuji e o Grand Canyon.

2. Google Art Project

Além de permitir a viagem por vários lugares do mundo com o Earth a Google permite também conhecer mais da cultura de alguns países disponibilizando tours dentro de museus por meio do Art Project. Um museu virtual com diversas obras do mundo todo e sem sair de casa!

3. Google Tradutor 

Quem aqui já não usou o Google Tradutor? Um produto essencial e presente no dia-a-dia de muitas pessoas está a cada dia mais rompendo a barreira do idioma.Atualmente o produto conta com o recurso para tradução de imagens em tempo real em que ao focalizar com a câmera do celular uma imagem em outro idioma ela é automaticamente traduzida, útil especialmente para viagens internacionais.  Outro recurso é a tradução de voz em tempo real. Com ele o aplicativo de tradução ouve o diálogo, identifica qual é o idioma e traduz automaticamente em um texto que é exibido na tela do celular. O próximo passo? Tradução em voz em tempo real. Fim das escolas de idiomas?

4. Project Loon

O Project Loon ou “Loon para todos” possui como objetivo levar a Internet para o mundo por meio de balões.  Esses balões ficam na estratosfera e, por meio de algoritmos, são posicionados estrategicamente em uma camada de vento para serem levados ao lugar desejado.  Assim, se a sua operadora de sinal não cobrir a sua área a Google vai te conectar. Conectar você e o mundo ao mundo.

 Se com tudo isso a Google vai se tornar a Skynet eu não sei. Mas certamente ela está tornando o mundo cada vez mais conectado, integrado e sem barreiras. Abraços e até o próximo post.

Fontes:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/google-earth-faz-10-anos-e-ganha-modo-voyager-para-ver-novos-lugares.html

https://tecnoblog.net/172760/google-tradutor-voz-imagem/

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s