Diga não ao aumento da conta de luz! Uso de tecnologias como fontes alternativas de energia

Está vindo por aí mais um aumento na conta de energia. Não… esse post não contém uma notícia desatualizada. É provável que ao ler esse artigo sua conta de luz estará ficando novamente mais cara. A conta neste momento (06/07/3015 às 20:29:30) já está mais de 70% mais cara do que em dezembro de 2014. Culpa apenas da falta de chuvas? Talvez não. O problema pode ser a pouca ou não utilização de novas tecnologias como fontes alternativas de energia.

Abaixo são citados alguns exemplos de geração de energia que fogem do padrão habitual e que, caso tenham um projeto de pesquisa e de implementação bem planejado, poderão significar alternativas melhores do que as atuais, trazendo benefícios não apenas para nossos bolsos, mas também para todo o planeta.

1) Ciclovias geradoras de energia
Em 2014 foi inaugurada na Holanda a primeira ciclovia solar do mundo. Apesar de seu alto custo de implementação e de sua pequena extensão (na época da reportagem, apenas 70 metros) ela foi capaz de gerar energia para três casas e um pouco também acabou sendo aproveitada na iluminação pública. A cidade de São Paulo poderia ter algo parecido? Pelo menos, ciclofaixas é que não faltam.

2) Geração de energia pelo movimento corporal
Uma notícia recente e que merece ser compartilhada. Dois estudantes brasileiros criaram um carregador de celular que acumula energia através da energia cinética gerada pelo movimento dos joelhos durante uma caminhada. Tecnologia semelhante já vem sendo empregada em várias partes do mundo em que ladrilhos especiais captam a energia cinética dos pedestres e também de automóveis transformando-a em energia elétrica.

3) Energia produzida pelo esgoto
Desde que bem empregado o esgoto não apenas deixará de poluir rios mas também pode servir como fonte de energia. Ainda em 2010 em Didcot, cidade do Reino Unido, 200 casas utilizavam energia do esgoto, produzido pelo metano, para manterem seu sistema de calefação.

Há outras inúmeras tecnologias que podiam ser utilizadas. Será que caso já estivessem devidamente implantadas, mesmo que em uma pequena escala, teríamos um aumento dessa magnitude em nossa contas?

Abraços e até o próximo post.

Fontes:

http://www.archdaily.com.br/br/758754/holanda-inaugura-a-primeira-ciclovia-solar-do-mundo-que-gera-energia-para-a-cidade

http://m.canaltech.com.br/noticia/gadgets/estudantes-brasileiros-criam-carregador-que-usa-energia-do-movimento-do-joelho-43187/

http://super.abril.com.br/tecnologia/uma-nova-geracao

http://tecnologia.terra.com.br/ladrilhos-captam-e-armazenam-energia-produzida-por-caminhada,6d68c172342ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/38-no-mundo/498-esgoto-vira-energia-em-cidade-do-reino-unido.html

http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2015-06-30/conta-de-luz-sobe-a-partir-de-sabado-em-sp.html

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s