Cinco tecnologias do Star Wars já existentes no mundo real

O último filme da trilogia estreou há mais de 30 anos atrás. Um marco para a história do cinema e que apresentaria várias tecnologias, até então, próprias da ficção científica. Vocês se lembram de algumas delas?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Viagem pelo hiperespaço: a tecnologia do hiperpropulsor permitiu que a República e naves, como a Millennium Falcon, viajassem pelo hiperespaço alcançando velocidades sem limites, sendo muitas vezes utilizada como o último recurso para escapar do poderio da frota imperial. Pois bem, apesar de não existir ainda nenhuma nave deste tipo, já há um projeto da Nasa de um modelo de nave que se baseia no chamado motor de dobra espacial (propulsão de Alcubierre) que,  através da criação de uma bolha de dobra, comprimiria o espaço à frente e expandiria o espaço atrás da nave empurrando-a para frente em uma velocidade superior ao da luz.

Hologramas: quem não se lembra da cena clássica em que Obi-Wan Kenobi recebe uma mensagem de Léia por meio de um holograma criado por R2-D2? Os princípios da holografia foram descobertos pelo físico Dennis Gabor algumas décadas antes do filme e a partir dela surgiram diversas aplicações como as já utilizadas na indústria cinematográfica, em exposições em galerias de arte, como formas de propaganda e até em hospitais. Sim, ainda não surgiu a tecnologia para quem espera se comunicar como no filme e isso é frustrante, mas a nova criação da Microsoft: HoloLens ainda alimenta a esperança e nossa imaginação.

Robôs em atividades cotidianas: quem nunca sonhou em ter um C3PO ou um R2D2 em casa? Apesar de relatos históricos da idealização dos conceitos da robótica de 2.000 anos atrás, os primeiros robôs surgiram mesmo no início do século 20 e em meados dele um artigo publicado pelo grande Alan Turing permitiu a abertura de outras possibilidades pela chamada inteligência artificial. Apesar de ainda não fazerem parte do cotidiano de muitos e ainda não serem tão legais ou úteis como os robôs de Star Wars, alguns deles já são capazes de realizar importantes tarefas domésticas como: realizar a faxina, aparar a grama, cuidar do bebê e zelar pela segurança do ambiente.

Implantes Biônicos: no final do filme Império Contra-ataca vemos Luke recebendo, como seu pai, um implante biônico para a sua mão. Os implantes biônicos não eram novidade na época dos filmes, em 1958 tivemos o primeiro implante biônico da história: um marca-passo. Um braço biônico, por sua vez, surgiu anos depois do filme. Apenas em 2011 foi apresentado por um grupo de cientistas um braço biônico capaz de ser controlado por impulsos cerebrais, tecnologia que ainda precisa ser evoluída mais que abriu novas perspectivas para aos pacientes.

Drones: a batalha de Hoth ocorreu devido à descoberta da base rebelde por um Drone espião. A ideia do primeiro drone surgiu décadas antes do filme, também para fim bélico.  Charles Kettering projetou uma bomba voadora não tripulada que poderia atingir um alvo a 65 quilômetros. Projetou mais não funcionou. A primeira utilização do EUA também foi também para fim militar, em 1959 drones foram utilizados para espionagem. Desde então, sua utilização está sendo diversificada, sendo utilizada também como meio de entrega de encomendas, até para presídios!

Quais serão as novas tecnologias que serão apresentadas nessa nova trilogia? Quantos anos até elas serem reais? Começaremos a descobrir em 17 de dezembro de 2015.

Crédito das imagens:
http://www.complex.com/pop-culture/2014/05/r2-d2-c-3po-actors
http://boingboing.net/2014/11/13/watch-darth-vader-quotes-the.html
http://vintage69.blogspot.com.br/2013/01/salto-para-hiperespaco-nao-seria-como.html?m=1
http://es.starwars.wikia.com/wiki/Holograma
http://endeavors.unc.edu/the_force_is_strong_with_this_one

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s