Eu vou gamificar você!

Um jogo é formado por alguns elementos básicos como 1. A existência de um objetivo ou uma lista deles, 2. Regras que determinam como os objetivos podem ser atingidos e 3. Nível configurado de desafio aos seus jogadores. Outros elementos importantes presentes em alguns jogos fazem com que sejam ainda mais atrativos como: evolução ou experiência conquistada através da realização de objetivos intermediários, sistemas de recompensas e placares de líderes ou outros mecanismos que promovem a competitividade. Antes então utilizados apenas como forma de entretenimento, os jogos serão, segundo o Gartner, cada vez mais utilizados para outros fins, pelo uso da denominada gamificação.

Alguns sustentam que a gamificação é essencialmente útil para a população da geração Y já que essa nasceu em uma época de explosão dos jogos eletrônicos. Eu, particularmente, não acredito que a utilidade da gamificação seja relacionada a uma geração ou outra, já que antes de serem eletrônicos os jogos já existiam: o xadrez, o futebol de botão, o banco imobiliário, etc. Ela pode ser aplicada em todas as gerações procurando trazer o engajamento dos envolvidos, benefício chave da gamificação. Exemplos de aplicação? Vários deles, como esses exemplos:

  • Educação e pesquisas científicas: a cada conhecimento adquirido, problema resolvido ou questão respondida o usuário “passa de nível” evoluindo em relação aos outros participantes ou aos seus amigos, objetivando o reconhecimento de sua sabedoria perante a eles.
  • Qualidade de vida: simulação, regras que devem ser seguidas e desbloqueio de conquistas motivam os participantes a se exercitarem.
  • Recursos humanos: aproveitamento de conceitos dos jogos de forma a motivar e encorajar o feedback 360 em mundo virtual em que cada participante é representado por um avatar.
  • Relacionamento com o cliente: novas ideias, sugestões, avaliações se convertem em pontos que são trocados por prêmios resultando em maior participação voluntária e consequente valor agregado.

E você, conhece algum aplicativo dos exemplos citados? Waze, Duolingo, Nike+, Foursquare todos são exemplos de aplicativos presentes em nosso dia-a-dia que utilizam a gamificação.  Não utiliza nenhum deles? Calma, logo eles irão equalizar gamificar você.

Deixe sua opinião!