Gestão de projetos 2.0

A realização de uma gestão de projetos eficaz se faz, entre outras coisas, pelo uso de várias técnicas e ferramentas. A Web 2.0 possui ferramentas que, se adequadamente exploradas, podem trazer grandes ganhos em várias áreas de conhecimento do projeto. O termo Gestão de projetos 2.0 origina-se justamente pelo uso dessas ferramentas.

Fóruns de discussão, compartilhamento, blogs, microblogs, wikis, mashups, perfil, comunidades, redes sociais, ferramentas que utilizamos, pelo menos uma delas, todos os dias em nossa vida pessoal. Elas mudaram e estão mudando a forma pela qual nos relacionamos e a forma pela qual consumimos informações. Percebemos também essa mudança cada vez mais no mundo profissional: blogs da presidência, comunidades de eventos da empresa, etc. e porque não, ferramentas de gerenciamento de projetos? E como elas poderiam ser úteis? Abaixo exemplifico algumas das possíveis formas de uso:

Fórum de discussão: pode ser utilizado para tratar dúvidas do projeto, procurando trazer o entendimento comum a equipe. Sua característica colaborativa proporciona também o surgimento de soluções em grupo. Particularmente, pode ser útil nos processos de planejamento do projeto.

Comunidade: caracterizada por possuir um único tema central, no caso, o próprio projeto. Pode ser útil na reunião de todos os stakeholders em único local, proporcionando um meio de integração, de comunicação, compartilhamento de conhecimento e de mobilização da equipe do projeto.

Redes Sociais: em um perfil de uma rede social declaramos nossos hobbies, interesses, e mais profissionalmente, nossas habilidades e conhecimento. Sendo assim, uma coleção de perfis profissionais pode ser útil para que o gerente de projetos encontre pessoas com habilidades inerentes ao projeto. A rede social também é caracterizada pelo relacionamento entre as pessoas e de seus perfis na rede, podendo assim ser utilizada como um modo de construção do clima de equipe e, até mesmo, de feedbacks rápidos e curtos para com a equipe.

Esses exemplos mostram apenas algumas formas de uso. E inegável que as ferramentas de mídias sociais podem trazer ganhos, promovendo uma gestão mais colaborativa e adaptada a cultura e comportamento das novas gerações. Mas é importante lembrar que a mídias sociais são ferramentas, e ferramentas são apenas um meio. Sua implantação deve ser planejada, desenvolvida e monitorada, como em qualquer projeto, para que o objetivo para o qual foi determinado seja alcançado com sucesso.

Link de meu artigo sobre o assunto, como conclusão do MBA: USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DE PROJETOS EM DEPARTAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s