Previsão de muita chuva (artificial) no Cantareira!

cantando-na-chuva

A cada dia acompanhamos de maneira apreensiva a evolução do percentual do reservatório Cantareira e dada à aproximação do início das estações menos chuvas nos perguntamos: Será que teremos água suficiente até a próxima temporada de chuvas? Essa situação acabou sendo resultado de um mau planejamento (desperdício da água captada nos sistemas de distribuição, má preservação dos afluentes e o uso não consciente principalmente pelos setores agrários e industriais), pois a temporada menos chuvosa já era previsível e ocorreu de maneira natural. Uma alternativa para uma solução imediata, mas não definitiva, poderá ser a comprovação de parte das teorias da conspiração sobre o “Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência” ou também projeto HAARP.

O HAARP é um projeto de investigação financiada pela Força Aérea dos Estados Unidos, Marinha e Universidade do Alasca com objetivo oficial de:

Ampliar o conhecimento obtido até hoje, sobre as propriedades físicas e elétricas da ionosfera terrestre proporcionando a melhoria do funcionamento de vários sistemas de comunicação e navegação, tanto civis quanto militares

Este, segundo os conspiradores, seria apenas o objetivo de fachada para o que realmente esse projeto pretendia alcançar. O motivo dessas teorias? Seu modo de funcionamento: O HAARP envia ondas para ionosfera, aquecendo e modificando-a criando uma aurora artificial o que poderia provocar a elevação da temperatura em algumas áreas do planeta em uma espécie de efeito estufa artificial. Meios oficiais também contribuíram para fomentação da conspiração:

  • Em 1999, o Parlamento Europeu publicou uma resolução que afirmava que o projeto HAARP manipulava o meio ambiente com fins militares.
  • Em 2002, o Parlamento Russo apresentou a Vladimir Putin documentos que afirmavam que os Estados Unidos estariam produzindo um aparelho capaz de interferir em todo o planeta.

De que maneira o problema nos reservatórios – como o de Cantareira –  está relacionado ao HAARP? A empresa americana Rain on Request (ROR) afirma ter criado (agora..) uma tecnologia capaz de aumentar o volume de chuva entre 50 a 400% ! Seu modo de funcionamento: uma tecnologia formada por torres metálicas que ionizam (acho que me lembro de algo semelhante…) as partículas de água no ar.  O uso da tecnologia da ROR pode ser uma alternativa para minimizarmos a situação nos reservatórios (mesmo que de forma artificial e paliativa) ou mesmo significar novos recursos para financiamento de uma solução que pode ter provocado essa temporada previsível e natural (….) de estiagem?

Obs: Foi anunciado em 2014 de forma oficial que o programa seria encerrado. O link a seguir levanta dúvidas sobre o encerramento: http://migre.me/p8EO0

Fontes
HAMANN, Renan. HAARP: o projeto militar dos EUA que pode ser uma arama geofísica. 2011. URL: http://migre.me/p8FoM. Acesso em 23.03.2015
WIKIPEDIA. High Frequency Active Auroral Research Program. URL: http://migre.me/p8FHl. Acesso em 23.03.2015
GREGO, Maurício. Nova tecnologia poderia trazer chuva abundante a Cantareira. 2015. URL: http://migre.me/p8FMd. Acesso em 23.03.2015

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s