O peso de um obrigado

Image

Atualmente as empresas de tecnologia sofrem com uma grande demanda por projetos, e todos com data de término para ontem, e é nesse clima hostil de pressão que a maioria dos consultores, analistas e programadores se vêem hoje. Mas a questão é: sabemos que essa demanda nunca acabará, ou pelo menos vai demorar, porém como podemos reverter esse ambiente desmotivador e insatisfatório para as equipes de projeto?

Há algum tempo percebemos que os valores humanos estão se dissolvendo ao meio da hostilidade do dia-a-dia. Ao invés das pessoas serem chamadas pelo nome, elas são tratadas como “recursos”. Claro que para um diretor de uma empresa pouco lhe importa quem vai fazer aquela atividade, ele apenas quer ver o resultado dela feita. Mas aí é que temos a diferença entre chefes e líderes.

Hoje o assunto “recursos humanos” é ponto certo para discussões, entretanto não será julgado se é certo ou errado algumas abordagens, mas sim como reverter aquele ambiente de trabalho selvagem para um ambiente produtivo e agradável.

Muitos acham que dinheiro é a única maneira de motivar seu funcionário, porém há inúmeras maneiras de fazê-lo sentir útil e satisfeito. Não há fórmulas mirabolantes, são apenas atitudes de um ser humano normal.  Uma delas é bem simples e todos já sabem, porém não tem noção do peso que um “obrigado” e um “parabéns” tem sobre os ombros de uma pessoa. Claro que não é o sentido próprio dessas palavras, mas sim o conceito de agradecimento e reconhecimento por realizar determinada atividade. Líderes sabem o momento de reconhecer tais méritos, e também como extrair das suas equipes a produtividade máxima sem transformar o ambiente em uma guerra.  

Uma coisa é certa, projetos nascem para dar errado, só não dão porque há pessoas comprometidas a fazer aquilo dar certo. E como um dos principais fatores de sucesso é o fator humano, deveria ser dado mais importância não para o “recurso”, mas sim para o humano.

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s