Google 2.0

A Google, apesar de seus muitos produtos (nem todos de sucesso), possui o seu mecanismo de busca ainda como seu carro chefe. Recentemente, a Google anunciou o seu novo projeto que pretende mudar a forma pela qual o seu algoritmo de buscas funciona.

O novo conceito de buscas da gigante se baseará no chamado knowledge graph. O intuito desse  novo sistema é não apenas usar como critério de seleção, na sua gigante base de dados, o termo informado pelo usuário, mas também a relação que este termo possui com outros termos/objetos ou, tecnicamente falando,com outros itens parte deste imenso grafo.

Basicamente o novo sistema objetiva obter um resultado de busca mais humano a partir de um tema. Sendo assim, a partir do tema Clarice Lispector, teriam resultados relacionados a pessoa e resultados relacionados as suas obras e características de sua obra, tendo assim uma busca mais ágil e intuitiva. Isto é apenas um exemplo simples das facilidades e de novas perspectivas.

O projeto de implementação do novo algoritmo passará por 3 etapas. A primeira seria eliminar resultados ambiguos que podem ser retornados. Desta forma, a pesquisar por São Paulo a Google perguntaria se o termo a ser pesquisado seria sobre a cidade ou o time com mesmo nome.

A segunda etapa seria mostrar alguns resultados resumo sobre o termo pesquisado como, por exemplo, data de nascimento, local e outros dados bibliográficos ao pesquisar sobre um autor, por exemplo.

A última etapa, seria efetivamente implementar o resultado do novo algoritmo com a nova busca em novo grafo formado pelas interligações entre o termo e de termos relacionados.

Google 2.0 e uma reformulação no sistema de buscas ou mais um projeto de nem tão sucesso e revolução da Google?2 A questão diferente dessa vez, é que não é uma simples nova aventura da Google mais sim uma alteração e projeto envolvendo o seu core principal: seu serviço de busca.

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s