Cérebro: IF “@informação” em memória = FALSE -> Consultar Google

image

O título deste post bem que poderia representar uma característica ou melhor, uma instrução adquirida por nosso cérebro.

Loucura deste autor cada vez mais esquecido? Não! Trata-se de um resultado de mais de uma daquelas pesquisas malucas, porém, desta vez, bem interessante.

Em uma pesquisa publicada na revista Science com o título “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips”, a partir de experimento com cerca de 100 pessoas da Universidade de Harvard, revelou  que a população começou a usar a internet como seu “banco pessoal de dados” e que os computadores e mecanismos de busca on- line se transformaram em uma espécie de sistema de “memória externa”.

Faz sentido que o cérebro, máquina fantástica, adaptativa e misteriosa que é, ter adotado tal procedimento. Apesar de nossa memória ter uma capacidade monstruosa de armazenamento ela também é um recurso escasso. Sendo assim, nada mais inteligente do que optar-se em deixar os dados mais importantes em cache – nossa memória fisíca – e aqueles dados não tão importantes ou de menos consulta em uma memória auxiliar porém, com um rápido mecanismo de pesquisa, tal como o Google.

Segundo a pesquisa, tal comportamento já existia. No entanto a figura de um buscador como Google era substituído pela memória de outra pessoa ou mesmo um caderninho de bolso. Porém, ao meu ver, o comportamento tende a ser mais comum, visto em se ter cada vez mais o acesso da informação  em qualquer lugar e, também, da rapidez deste acesso.

Desta forma, da próxima vez que esquecer de algo: consulte o Google. Eu estou indo lá agora. Onde está mesmo a minha blusa!?

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s