Viva, Viva, viva solução alternativa!

Pagar muito caro por um software ou utilizar-se de uma solução não original (não recomendável pelos autores desse blog)? A solução pode  ser nenhuma das duas. Porque não uma solução alternativa, livre e tão boa ou melhor que as outras opções?! A opção:  Software Livre.

Segundo definição criada pela Free Software Foundation, o software livre é o que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Nesse post, iremos citar e comentar sobre softwares de algumas das principais categorias existentes, que podem ser úteis em diversas situações e necessidades.

Linux

É um dos principais concorrentes da Microsoft quando se fala de Sistemas Operacionais. Estimativas de 2007 mostravam que 30 milhões de pessoas usavam o software. Por ser um software livre,  há diversas compilações com sistemas operacionais baseados no Linux, muitos desenvolvido pela própria comunidade dos usuários. Segundo a Folha de São Paulo, 95% dos supercomputadores no mundo utilizam Linux entre eles, Amazon, Facebook, Twitter e Google.

O BR Office

O BR Office, agora chamado por Libre Office,  é uma ótima alternativa a outros pacotes de aplicativos de escritório. Sua origem data de meados dos anos 90 e estima-se que cerca de 50 milhões de downloads já foram feitos da solução. Suporta os sistemas operacionais Linux, Windows,  Suns Solaris  e Mac.  Vale a pena conferir: http://www.libreoffice.org.br

MySQL

Trata-se de um dos SGBD mais populares do mundo, com   cerca de 10 milhões de downloads. Bastante utilizado também por grandes empresas, é outra ótima opção para aqueles que necessitam de uma base de dados doméstica ou mesmo, corporativa (dependendo do tamanho da empresa e negócio envolvido).

No próximo post, continuaremos com o assunto com outros bons exemplos.

E viva o Raul!

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s