Pânico! Cataclisma! O novo alvo: SCADA

Dando prosseguimento aos temas abordados no H2HC Brasil vamos abordar neste post o assunto SCADA e a possibilidade de ataques em sistemas deste tipo.

O que é SCADA!? SCADA- Supervisory Control and Data Aquisition – são sistemas empregados com a finalidade de monitorar ou controlar uma determinada atividade. Este tipo de sistemas é amplamente utilizado em indústrias.

Ok, já sei o que é SCADA, mas porque devo me preocupar em ataques neste tipo de sistema? Ataques ocorrem a todo momento com usuários comuns e empresas……..

Por dois fatos, meu caro Watson😉

1) Segundo o que foi apresentado durante o evento por Jeremy Brown, os sistemas SCADA não foram construídos tendo como preocupação questões relativas a segurança. Além do que, atualizações em softwares deste tipo são muito complexas visto o fator dinheiro envolvido com atualizações requeridas e o medo de que a alteração reflita em deixar o sistema fora do ar prejudicando o negócio ou mesmo, dependendo da circunstância, toda a população que dependa do serviço ou que tenha um lar próximo    ( Sim, sistemas SCADA também podem controlar usinas nucleares).

2) Que deriva-se do primeiro fato. Com as vulnerabilidades de segurança os sistemas SCADA se tornam alvos potenciais dos crackers.  Em 2010 o mundo todo teve noticia de ataque a usinas nucleares do Irã, cujos os sistemas, SCADA, foram alvos da variante de um novo vírus:o Stuxnet, aparentemente construído para este propósito. CABUMM!!

Sim, há muito boato neste meio. Ainda em 2010, algumas pessoas começaram a afirmar que os apagões ocorridos no Brasil, em período recente, foram por obra de crackers! Há muito pouco de concreto em ataques comprovados em sistemas deste tipo. Porém, com isto um novo tema está agora na moda: CYBERTERRORISMO.

Cataclisma, Pânico, ou apenas exagero da mídia?

Fonte imagem: http://www.bolato.com.br/2009/10/tutorial-leis-digitais.html

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s