NVIDIA CUDA: Desenvolvendo uma plataforma poderosa de quebra de senhas

Este é o primeiro post dos assuntos que considero os mais interessantes no evento H2HC. Antes de mais nada vamos entender o que é o NVDIA CUDA.

A NVIDIA é famosa pelas placas de vídeo GeFORCE que todo Nerd sonha em um dia ter. Desde as primeiras placas da NVIDIA até as mais atuais , novas tecnologias e maior capacidade de processamento possibilitaram um significativo aumento do poder destas placas.  Um conceito incorporado recentemente a este tipo de placa e que provocou um boom de oportunidades para este meio foi a o que se chama de CUDA, que  é , segundo a própria NVIDIA, “uma  arquitetura de computação paralela da NVIDIA que possibilita aumentos significativos na performance de computação pelo aproveitamento da potência da GPU (unidade de processamento gráfico).

Processadores atuais possuem 2, 4 núcleos. Uma placa CUDA pode ter centenas de núcleos, o que aumenta demais o processamento paralelo. Diversos usos estão sendo aplicados para esta nova tecnologia: na ciência, energia, medicina e etc. Caso queiram saber exemplos de aplicações cliquem aqui.

Um dos usos possíveis, e sugerido no evento, é a utilização desta tecnologia para construir uma “Home Forense” de quebra de o senha e análise de algoritmos de criptografia. Como sabemos, o algoritmo de hash MD5 já foi quebrado em laboratório com uso de vários computadores por meio de um sistema distribuído, ou seja, coisa ainda de “cinema”. Porém, com placas CUDA uma estação, ou um pequeno sistema distribuído com duas máquinas ( a sua e mais uma que está encostada em sua casa) pode te permitir conseguir um sistema bem similar aquele de “cinema”. Sendo assim, usando este exemplo, será que estamos tão protegidos assim?  Os algoritmos de criptografia atuais são assim tão inquebráveis com estes novos modelos de processamento?…… Emprestando uma frase do evento: “Não tenho todas as respostas do mundo, porém tenho todas as dúvidas sobre ele!”.

É a eterna evolução do mundo e da TI!

Fonte imagem:  http://xtreview.com/addcomment-id-6096-view-Nvidia-Mobile-quadro-FX.html

One comment

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s