Internet e seu lado sombrio

Falar que a Internet é uma forma de se comunicar e que seu poder está cada vez maior perante as outras mídias tradicionais é, como se diz, “chover no molhado”.

Com a WEB 2.0, porém, está cada vez mais visível um problema fruto da liberdade de expressão e da geração de conteúdo por qualquer usuário da grande rede,  oriunda dessa própria evolução. Trata-se da exposição inadequada das pessoas.

O que sustento aqui é que a exposição inadequada não está sendo causada porque WEB 2.0 é  algo ruim, mas sim que a falta de preparo e, por muitas vezes, conhecimento acaba mostrando um poder negativo da qual a Internet pode proporcionar, quando não usado de maneira correta.

Recentemente tivemos no Twitter um típico exemplo do que a má utilização do poder comunicativo da Internet pode causar. Após a eleição, que acabou elegendo a  Sra. Dilma Roussef para a presidência do Brasil, tivemos alguns “”tweets” de usuários, por meio do Twitter, que ofendiam e atacavam pessoas de outra regiões do país, culpando-as pelo fato de eleger uma pessoa pelas quais estes não concordavam. Ocorre, caros, que um simples comentário ou opinião dada no Twitter , por qualquer que seja o usuário, pode se transformar em um viral tendo um alcance nacional e até mesmo, como foi no caso, mundial. O tweet feito atacando e ofendendo os nordestinos, por um dos usuários, acabou virando TT mundial!

Moral da história: reputação das pessoas envolvidas abalada na rede mundial e processo encaminhado pela OAB. Mais sobre este caso pode ser lido no link que segue – http://t.co/QgprWRE.

Ouvi certa vez na pós-graduação que, no futuro, muitos dos jovens não terão empregos. Motivo: a exposição negativa que estes fizeram da própria imagem na Internet. Esta aí o lado sombrio para aqueles que não usam de forma tão adequada a Internet para se fazer comunicar.

O que está na  Internet fica para sempre na Internet(visto aquele vídeo divulgado de uma modelo no Youtube). Sendo assim, uma opinião ou um comentário incorreto pode significar a pessoa além de um processo, uma exposição negativa infinita de sua identidade.

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s