Seabird: O Celular Conceito da Fundação Mozilla

A Fundação Mozillatem um projeto interessantíssimo chamado Concept Series: Um fórum aberto para troca de idéias e visões para o futuro da Web e do Firefox. O objetivo é utilizar conceitos de colaboração online para desenvolver idéias que possam ser transformadas em realidade.

A idéia que mais chamou minha atenção até agora, no nível “Se eu não tiver um desses logo eu vou MORRER!” foi o Seabird: um protótipo desenvolvido pelo designer Billy May utilizando a opinião da comunidade Mozilla sobre quais funcionalidades o celular do futuro deveria apresentar.

 

Seabird

Blueprint do Seabird

 

A grande inovação do telefone seria a dupla de “pico projetores” (nome dado a projetores presentes em portáteis) laterais presentes no aparelho, com diferentes funções dependendo da posição que o celular estivesse. Deitado rente a uma mesa, por exemplo, mostraria duas metades de teclado QWERTY, que funcionaria por meio de sensores de infravermelho.

Já quanto estivesse em cima de uma plataforma, teria a funcionalidade dupla de projetar uma exibição aumentada daquilo presente na tela do aparelho, assim como um teclado sem emendas no lado oposto. Em ambos os casos estaria presente um touchpad, para controlar o mouse do sistema operacional do aparelho. Não que ele seja sempre nescessário, visto as outras funcionalidades do brinquedo: uma parte dele seria removível e serviria como microfone com fone de ouvido via Bluetooth, ou também como um controle por gestos wireless para interação com a tela.

 

Interação com o Seabird

 

 

O design levou o desenvolvimento a adotar curvas de várias formas aerodinâmicas, como de aviões e formas femininas. A curvatura da parte traseira serve um papel funcional ao elevar as lentes do projetor quanto o celular está disposto paralelamente à mesa. As curvaturas laterais decididamente exercem um importante papel para acomodar melhor a mão dos usuários para manusear a interface touch ou para tornar mais confortável segurar o aparelho durante uma ligação telefônica.

 

Design do Seabird

 

O autor do projeto, Billy May, desenvolveu uma demonstração do celular e suas diversas funcionalidades em vídeo:

O vídeo também está disponível em 3D no YouTube (cross-eyed/red-cyan/etc):

2 comments

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s