Mídias Sociais: Uma nova forma de comunicar

Mídias sociais realmente é um tema bastante na moda no momento. Basta digitarmos este tema em uma ferramenta de pesquisa para que tenhamos uma “tsunami” de informações e exemplos de media social.

Bom… mas o que seria mídia social? Mídia Social nada mais do que a utilização da tecnologia de forma a promover uma rede social. Mas o que é rede Social?! Rede social, por sua vez, não é algo novo e sim, pelo contrário, algo que existe desde do surgimento da humanidade. Rede social é a comunicação, a troca de informações, experiência, conhecimento, enfim, entre duas ou mais pessoas.

A comunicação mudou muitos se compararmos dos últimos 20, 25 anos até os tempos de hoje.  Há 25 anos atrás a informação, as noticias entravam em nossos lares através, principalmente, da televisão. A forma desta comunicação era totalmente uni-direcional. Não havia quase nada de interação, recebíamos as informações e atuavamos , na imensa maioria, de forma passiva em sua assimilação.

Porém, algo realmente mudou este panorama: a Internet. Sim, é claro que a Internet já havia surgido alguns anos antes, mas ela realmente começou a se tornar o que é hoje, pelo menos no Brasil, nos meados dos anos 90. Com a WEB, ainda 1.0, as pessoas começaram a ter um outro canal por onde recebiam as informações, por meio de portais de conteúdo e semelhantes. Apesar da presença de fóruns e grupos de discussões, a Internet ainda se mostrava mais como uma canal de direção única, mas não podemos negar que um belo passo havia sido dado.

No começo e final dos anos 90 começaram a surgir conceitos e estruturas que acabaram a se  tornar o que hoje chamamos de WEB 2.0. O primeiro foram os blogs, depois as wikis, Orkut, Facebook, Youtube, Twitter (não necessariamente nesta ordem). Todos eles, e pela força da Internet que acabou crescendo de forma esplendorosa ao longo destes anos, surgiu uma nova forma de se comunicar e de receber informação, a forma colaborativa. As pessoas passaram de se comportar de forma passiva ao conteúdo e começaram a discutir, a colocar e editar as suas opiniões, construindo e distribuindo o conhecimento entre elas. O poder de um canal único e unidirecional diminuiu.

Hoje, por exemplo, eu não fico “zapeando” os canais de minha TV para saber  o que está acontecendo no mundo. Eu entro no Twitter e por meio dos Trends Topics já tenho um direcionamento do que pode estar acontecendo de mais importante na opinião formada não por 1, mais por bilhões de pessoas!

Figura retirada de: http://www.yahooposts.com/content/uploads/2010/08/social-media-marketing.jpg

Fontes:

2 comments

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s