E-discovery: Vantagens e desvantagens em sua adoção

O Eletronic Discovery ou e-discovery consiste em qualquer processo de busca ou obtenção de dados com o objetivo de encontrar evidências referente ao fato investigado ou da obtenção das respostas para possíveis requisições de agências regulatórias ou orgãos governamentais. Nos Estados Unidos o e-discovery é um termo da moda pois lá temos leis que obrigam as empresas a terem soluções ótimas de  ediscovery. Esta obrigação deve-se ao fato de existir multas muito pesadas caso as empresas não atendam as requisições para geração de informações em um tempo hábil. A necessidade de se ter soluções ótimas de ediscovery proporcionou uma oferta explosiva de consultorias especializadas no oferecimento deste tipo de serviço. Brevemente é possível que a demanda deste tipo de solução no Brasil cresça, seja por pressão externa ou de novas leis nacionais sobre o tema.

De qualquer forma, antes de se adotar uma solução de e-discovery é importante que se analise as vantagens e suas desvatagens. Após a adoção de uma solução deste tipo teremos uma diminução do tempo necessário para encontrar as informações dentro da empresa, diminuindo consequentemente o custo. Por outro lado, o investimento inicial para uma solução e-discovery pode ser muito custoso. Sendo assim, a decisão entre escolher ou não uma solução e-discovery depende de uma análise prévia sobre os riscos de lítigio de acordo com o ramo de atuação da empresa, as leis e marcos sobre o tema, o volume de informação envolvida e da própria estrutura e cultura da empresa.

6 comments

  1. o assunto é interessante… Mas esbarra em questões eticas e de privacidade.
    Vou pesquisar como lidam com isso fora do BR. Até que ponto é correto colher informações que possam identificar as pessoas.

    Gostar

    1. Sr. Edson,

      Obrigado pela visita e pelo comentário! Em relação a privacidade a sua preocupação é em relação aos funcionários da empresa na qual são buscadas as informações por meio de uma solução e-discovery?

      Robson Ramos

      Gostar

  2. Ola Robson, Gostei do seu artigo q explora os conceitos basicos de e-discovery, sou freelancer consultora e-discovery na Inglaterra, e gostaria de saber se vc tem dicas das principais empresas que lidam comercialmente com a pratica, e em comecar a me dedicar nesta area no Brasil, first mover, apesar de saber que a KPMG ja tem esta pratica brasileira. Vc tem conhecimento dos principais competidores? Abracos, AP.

    Gostar

      1. Seria legal, Nao sei se vc sabe mas sou ex Mackenzista tb! Estou no LinkedIn UK Caso ele se interesse em ver o meu profile. Obrigada por antecipação!

        Gostar

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s