Desafios futuros para a forense computacional

A medida que são criados mecanismos, formas para rastrear a ocorrência de crimes eletrônicos surgem novos cenários de tecnologia e com eles novas vulnerabilidades exploradas pelos criminosos.

Dentre os novos cenários de TI , relaciono alguns que possam representar futuros desafios para a forense computacional:

Dispositivos móveis

Hoje celulares estão com cada vez mais recursos. Acessam a Internet, editam e visualizam documentos, gravam vídeos, entre outras funcionalidades. Muitas das perícias futuras terão de ser feitas nestes tipos de máquina.

Cloud computing

O cloud computing fará com que muitas das informações que hoje estão nas máquinas locais estejam na nuvem, ou seja, os dados estarão na Internet. Como ficará a forense computacional  em crimes nas quais os dados periciados estejam em servidores espalhados pelo mundo? Esta é uma grande questão a ser verificada na computação forense.

Mecanismos de inteligência artificial

A inteligência artificial estará cada vez mais presente nos programas e nos novos sistemas computacionais. Como provar, em uma determinada situação, que a ação criminosa não foi realizada pelo dispositivo computadorizado?

Dispositivos físicos de armazenamento cada vez menores e com capacidade crescente de armazenamento

MP3, celulares, Pen Drive. Cada vez temos mais dispositivos capazes de armazenar dados. Paralelamente a isto presenciamos o aumento crescente de armazenamento deles. Quem poderia imaginar em guardar um Tera de informação em sua modesta máquina a 10 anos atrás?

Entendo que esses são os principais cenários e vocês?  Quais são outros cenários que representarão desafios no futuro da forense digital? Deêm a sua opinião!

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s