Certificados interessantes na área de TI

Seguem abaixo alguns dos certificados interessantes para os profissionais que trabalham na área de TI:

Umas das credenciais mais respeitadas no mundo no que se refere a gerenciamento de projetos. O livro PMBOK – Project Management Body of Knowledge – é a base para certificação além da experiência do profissional em termos de gerenciamento. Alguns requisitos mínimos são necessários para prestar a prova com o objetivo de retirar a certificação, maiores detalhes podem ser encontrados no site do PMI.

É uma certificação reconhecida internacionalmente que atesta que o professional utiliza de forma correta as regras do IFPUG  para a contagem dos pontos de função, técnica esta que permite calcular o esforço necessário para a realização de um determinado projeto.  Não há pré-requisitos mínimos exigidos, sendo a base da certificação o manual do IFPUG para realização da contagem dos pontos de função. A prova para certificação é bastante rigorosa: são 150 questões a serem realizadas em até 3 horas, exigência mínima de 90% de acerto. A prova é dividida em três partes e para cada parte é exigido também um mínimo de 80% de acerto.Maiores detalhes no site do IFPUG.

O ITIL é uma coleção de melhores práticas no que se refere ao gerenciamento de serviços de TI.  Existentes diferentes certificações que atestam o conhecimento sobre o ITIL, estas podem ser vericadas no site do orgão EXIN.

O COBIT é um framework de governança de TI que permite, entre outras coisas, o desenvolvimento de políticas claras e boas práticas para o controle de TI nas organizações. Maiores detalhes das certificações disponíveis no site ISACA.

Caso tenham outras certificações não citadas aqui e  que também são interessantes nesta área, fiquem a vontade para a citação e comentários!

Figuras extraídas de:

1 comments

  1. Pra quem está estudando pra certificação, tem um ótimo site com muito material em português no http://www.iheadgo.com com a explicação de cada questão. Achei muitooooooo bom!

    Quem não conhece vale muito a pena dar uma olhada.

    Fica a dica!

    Gostar

Deixe sua opinião!