Propostas reativas x ativas para combate dos cybercrimes no Brasil

Nos últimos anos no Brasil vemos inúmeras propostas que visam penalizar os criminosos dos cybercrimes e fazer com que as empresas armazenem o máximo de informações para suportar a investigação de futuros crimes que possam ocorrer, o que, na minha opinião, são todas propostas reativas.

Em paralelo a estas propostas crescem os programas para a inclusão digital das pessoas sendo que, na maioria da vezes, premissas básicas de segurança não estão incluídas no escopo destes programas.

Entendo que o fundamental no combate dos cybercrimes não seja a inclusão de novas leis ou a tipificação de novos crimes e sim campanhas de conscientização dos perigos dos cybercrimes e que medidas as pessoas devem adotar para minimização destes perigos. Campanhas essas que podem estar incluídas nos programas de inclusão digital já citados, como parte das disciplinas de informática nas escolas e através de iniciativas governamentais para gerar essa conscientização. Desta forma, teríamos uma atitude ativa no combate dos cybercrimes invés do que simplesmente atitudes utilizadas no pós-crime.

One comment

  1. “Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.

    Não adianta termos medidas reativas, esperando que estas imponham o medo e previnam a ocorrência de problemas. Com toda a certeza o mais correto seria cortar o mal pela raiz, tornando os usuários mais conscientes e deixando a corrente da segurança mais forte.

    Além disso, aumentar a rigidez das ações reativas após estas medidas, para ai sim utilizar o medo como ferramenta.

    Excelente ponto de vista, Robson.

    Gostar

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s