Aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos no processo de investigação digital

Apesar de não termos um padrão ou metodologia oficial, pelo menos uma genérica, que dite os procedimentos de uma perícia digital (o que no meu modo de ver seria muito importante), há entre os profissionais que atuam neste  tipo de processo mais ou menos uma linha de raciocínio dos procedimentos a serem realizados : coleta de evidências, análise dos dados, produção de um laudo ou parecer técnico e etc. O tempo nestas atividades, e também o custo e qualidade do resultado final são fundamentais em muitas das perícias, principalmente quando pensamos em empresas especializadas na oferta deste tipo de serviço.

A garantia destes quatro pontos: entrega com qualidade (um parecer fundamentado, por exemplo) , no prazo , no custo e de acordo com o escopo (a investigação foi norteada apenas nos quesitos mesmo?)  fazem parte da restrição tripla expandida  que é o resultado principal ao se aplicar as melhores práticas de gerenciamento de projetos (www.pmi.org). Pensando em uma investigação digital, considerando as empresas cujas demandas são serviços deste tipo, podemos tratar a investigação como um projeto, pois esse tem um duração finita e é realizado para  alcançar um objetivo em específico: como a geração de um parecer técnico.

Além disto uma investigação tem muitos outros detalhes que tem a ver com gerenciamento de projetos: a presença de stakeholders, mudanças que devem ser tratadas, comunicação, liderança entre outros aspectos. Muitas das áreas de conhecimento estão fortemente atreladas a um projeto de investigação realizadas por empresas especialistas, como: gerenciamento de riscos, de qualidade, de custos, do escopo, de recursos humanos e do tempo e sua utilização poderia proporcionar muitos benefícios em projetos deste tipo.

O que vocês acham pessoal? Deêm a sua opinião!

3 comments

    1. Sr. Edson Gomes,

      Investigação Forense digital é o processo de se investigar um crime ou fraude cometido através ou tendo como fim um dispositivo computacional, seja ele um computador, um servidor de arquivos, um celular, etc.

      Você pode basicamente atuar nesta área de quatro formas: Prestando um concurso público para se tornar um perito digital e ser assim o “braço” direito do juiz, trabalhar em uma consultoria que presta serviços de perícia digital, ser umdo, um consultor independente ou trabalhar em uma área específica disto em sua empresa.

      Existem alguns cursos de pós-graduação neste sentido, como o oferecido pelo Mackenzie.

      Espero ter respondido a sua resposta. Volte sempre e obrigado pela visita.

      Robson Ramos

      Gostar

Deixe sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s